BRASIL:
ECONOMIA DIVERSIFICADA E SUSTENTÁVEL
O Brasil tem uma
economia diversificada, instituições sólidas e segurança jurídica para os
investidores nacionais e estrangeiros. Estes atributos, combinados a políticas
sociais inovadoras e que são referência especialmente para os países em
desenvolvimento, levam o Brasil a se firmar como uma das maiores economias do
Século 21 e a desempenhar papel estratégico no cenário econômico mundial.
Com um vigoroso
mercado consumidor, o Brasil se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias
inovadoras em diversos segmentos industriais e de serviços. Rico em recursos
naturais, o Brasil é grande produtor de alimentos e detentor de uma ampla base
industrial e tecnológica, moderna e diversificada e se destaca cada vez mais
também no cenário mundial em segmentos da economia criativa.
A criatividade e a
diversidade cultural são marcas brasileiras presentes na indústria, na
tecnologia e nos serviços produzidos no país. São características que
contribuem para a economia brasileira ser cada vez inovadora, competitiva e
sustentável.
O MERCADO DE ILUMINAÇÃO DECORATIVA NO BRASIL
A indústria de
iluminação no Brasil data do início do século XX. A primeira indústria
brasileira de lustres e arandelas de alabastro foi fundada em 1931. Desde
então, o setor cresceu e se fortaleceu.
Chegamos ao século
XXI com mais de 600 indústrias em atividade que geram mais de 37 mil empregos
(incluindo a cadeia produtiva de luminárias, reatores e lâmpadas).
Luminárias representam 61% do faturamento do setor.
Lâmpadas, 28% e reatores, 11%.
As transformações
ocorridas nos designs de luminárias, lustres e projetores, em função da adoção
dos LEDs (fontes de luz diminutas que podem ser inseridos nas mais
diversificadas formas), marcam uma nova era nos produtos brasileiros de
iluminação que estão chegando ao mercado.
O mercado de
lâmpadas LED no Brasil foi superior a 15 milhões de unidades. Ainda segundo a
Abilux, motivados pelo consumo da nova tecnologia, mais de 30 empresas, entre
as associadas à Entidade, estão fabricando no País algum tipo de produto com
tecnologia LED: lâmpadas, luminárias ou fontes de luz (drivers).
Com os resultados
positivos da construção civil no país, o setor de iluminação cresce dia-a-dia.
O mercado é bom para quem fabrica e também para quem comercializa lâmpadas,
lustres e luminárias.
Spots
modernos, luminárias de diversos tamanhos, arandelas com diferentes materiais,
lustres com cristais.
A
iluminação é fundamental para dar um charme especial na decoração dos
ambientes.
Ela é
que vai dar um conforto visual e o efeito do conforto que você quer dar a cada
ambiente.
E os
ambientes pedem cada vez mais iluminação. O setor acompanha o mercado da
construção civil e cresce em média 8% ao ano. Segundo o presidente da
Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, Carlos Uchôa Fagundes, alguns
fatores contribuem para essa expansão.
"Com o verdadeiro boom da construção
civil que nós estamos vivendo, certamente mais pontos de iluminação serão
necessários e aí nós estamos vendendo mais iluminação. Também há um outro fator
importante: o aumento da renda per capita, o aumento do poder aquisitivo. Esses
dois fatores ligados, mas principalmente o aumento da construção civil,
alavancam o nosso setor", avalia.
O
mercado de iluminação decorativa é uma boa oportunidade de negócio. As empresas deste setor crescem em média 10%
ao ano. O que também refletiu nas boas venda de luminárias foi o fato de que durante
o ano de 2013 e 2014 esses produtos tiveram a alíquota do IPI (Imposto Sobre
Produtos Industrializados) reduzida (7,5% de fevereiro a junho; 10% de julho a
setembro e 12% de outubro a dezembro), o que acabou beneficiando os
fabricantes, e que se manterá com alíquota de 12% ao longo de 2015.
"Nos
últimos anos as pessoas se importaram mais com isso nas residências e
decoradores e arquitetos sempre estão à procura de alguma coisa diferenciada,
alguma coisa que vai ser eficiente decorando a casa", diz.
Através
das feiras de negócios do Brasil é possível acompanhar as tendências do mercado.
Uma
alternativa de negocio, hoje em dia, é trazer novidades do exterior e adaptar
as peças ao gosto do cliente brasileiro. Produtos de cristais são muito usados
como lustres provençais. E há também a possibilidade de se faz lustres
especiais, adaptando-se o requinte estrangeiro aos materiais brasileiros.
Com o
apoio do da APEX-Brasil (A Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos estrangeiros para setores estratégicos
da economia brasileira) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior, segundo Juan Quirós, Presidente da APEX-Brasil, o apoio à promoção do
design brasileiro é uma prioridade do Governo, assim como da agência. “Produtos
com design têm destaque no mercado internacional conseguem preços melhores e,
portanto, contribuem para fortalecer nossa pauta de exportação. Além disso,
promovem a imagem do nosso país no exterior. As empresas brasileiras têm desenvolvido
produtos que atendem aos desejos do consumidor mundial com praticidade,
qualidade, bom preço e, ao mesmo tempo, ressaltam aspectos de brasilidade em
suas cores e formas.
APEX-BRASIL E ABILUX CONVÊNIO DE R$ 3.1 MILHÕES
Resultado da parceria iniciada em 2011 entre a
Apex-Brasil e a Abilux, o Lux Brasil teve renovado o seu convênio para o
período: dezembro de 2014 a dezembro de 2016. Com investimentos da ordem de R$
3.1 milhões o Projeto, que tem como objetivos ampliar a participação brasileira
da indústria de iluminação e melhorar a percepção da sua qualidade nos países
importadores, contará, nesta etapa, com ações inovadoras que visam a abertura
de novos mercados de destino para luminárias e componentes produzidos pelas indústrias.